AS BOAS LIÇÕES DO MEU PAI - Sorte ou Azar


 
Em sua sabedoria, adquirida às custas de árduas lutas renhidas na escola do mundo, meu pai, sem saber, parafraseava Pablo Neruda.


     Não existe azar!

     Se você fizer coisas erradas, a concepção da vida admite que você inexoravelmente sofrerá as consequências peculiares de quem faz o mal.

     Você não poderá dizer que "deu azar", quando sofrer por algo que fez de errado, pois o azar assola somente a quem faz coisas erradas e, dessa forma, a ocorrência do suposto azar seria uma coisa previsível. E assim sendo, o bom senso o evitaria.

     Mas se, ainda com o dom da previsibilidade promovido pela sensatez, você quiser fazer uso do seu valoroso e complexo livre arbítrio, e proceder numa atitude reconhecidamente errônea, não poderá atribuir seu resultado ao bode-expiatório do azar.

     A sorte existe!

     Se você fizer uma coisa errada, e não sofrer qualquer consequência, isso, sim, será atribuído indubitavelmente à sorte.

     Mas você há de se lembrar que a sorte é efêmera, é sem base. E a qualquer momento pode ruir.

     FAÇA A COISA CERTA!

     Por mais que pareça que você está na contra-mão da humanidade e das modas (passageiras que se vão tais qual fumaça), fazendo sempre as coisas certas, você não conhecerá o azar nem precisará da sorte. 

     Fazendo as coisas certas, o universo conspirará para a conclusão positiva de suas ações. Em pouco tempo você se acostuma, isso vira uma constante em sua vida e você terá a paz, tão desejada e que será invejada.

     Em sua sabedoria, adquirida às custas de árduas lutas renhidas na escola do mundo, meu pai, sem saber, parafraseava Pablo Neruda:

Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências. 

Luis Borsan

Um comentário

  1. "Se você fizer algo errado e não sofrer a consequência, isso é sorte."
    Por imersas e outras o Brasil se encontra nesta situação, perdeu -se o senso das coisas, os valores éticos, morais e familiares foram invertidos com a degradação social.. que levou a sociedade a apoiar o errados edescaractrtizar-se no cunho humano, econômico e do Ser.

    ResponderExcluir