DIA INTERNACIONAL DA MULHER


"virou super-star, a mulher ideal, mais que mãe, mais que a outra. Puta-amiga!"

   A história mostra que a mulher é mesmo um ser mais aperfeiçoado que o homem. Sabendo-se disso, a cultura machista sempre procurou impor à mulher um injurioso papel de submissão para, de alguma forma, parasitar todos os seus "poderes", tentando, porém, fazer com que ela não  se percebesse vítima. Na realidade os homens sempre foram, no fundo, dominados, e eles sabem disso. Mas em orgulhoso devaneio, adubaram uma pretenciosa cultura de domínio eterno sobre as mulheres, como se explora um boi, que trabalha dia e noite, sem se dar conta da força que tem. E todo esse estratégico aparato sociocultural se justifica no fato de o homem saber que sem a mulher, ele nada seria.

     A obra prima de Deus é o homem, pois, segundo a Bíblia, tudo o que Deus fez, disse que era bom, mas quando fez o homem, disse que era muito bom. Porém há uma tese que diz que para fazer a mulher, Deus caprichou ainda mais. Fez um rascunho primeiro, quando criou a primeira mulher, chamada Lilith. Mas insatisfeito, pois essa ficou muito igual ao homem, criou então Eva. Essa era tão perfeita que arrancou suspiros e elogios de Adão: (Gn 2, 23) "essa sim!"
     
     A composição musical de Erasmo Carlos (Mulher - sexo frágil) explica bem isso. Que a mulher se submete ao homem, mas não por ser inferior, mas por ser sábia. "Satisfaz meu ego se fingindo submissa, mas, no fundo, me enfeitiça"

     Em outra obra musical (Super-Homem a canção), Gilberto Gil faz alusão ao filme de igual nome, para demonstrar que o homem mais poderoso, ao ver morta sua amada, girou em volta da terra em alta velocidade fazendo voltar o tempo, para salvar a amada. "Mudando como Deus o curso da história, por causa da mulher".  

     Todo o poder da mulher está descrito numa das mais maravilhosa composições de Zé Ramalho "Mulher nova, bonita e carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor" (Ouso dizer que a letra é tão rica, que o título ficou um tanto quanto vulgar). Em seu primeiro trecho, a canção lembra que Helena foi o pivô da famosa guerra entre gregos e troianos. Eram dois reinos que se respeitavam, até que a disputa pela beleza estonteante daquela mulher, desnorteou o príncipe Páris, lhe destituindo da razão, fazendo com que ele colocasse tudo em risco. Riqueza, poder e, até, a própria vida, pelo amor de Helena.

   No segundo período retrata-se o grande Alexandre de Alexandria que conquistava reinos e povos e destruiu quase toda a população de Tebas, e mesmo tendo capturado Roxana (que significa estrela luminosa) e podendo escravizá-la, apaixonou-se e se entregou, se rendeu à pagã mais que formosa.

   Na sequência, esse poema musicado enaltece os olhos-vivos das mulheres que, na perfeição do seu ser, enxergam muito mais do que os homens, pois conseguem manipular várias habilidades e sortilégios ao mesmo tempo, e sempre conseguem tudo o que querem. O sorriso feminino também é citado como instrumento enfeitiçador, quando alude à literatura de Miguel de Cervantes, protagonizada por Don Quixote que, pelo amor de Dulcineia, enlouqueceu ao ponto de lutar contra moinhos de vento. Esse trecho Ressalta, ainda, as Grandes Navegações que começaram a quebrar as fronteiras do mundo, e as atribui à bravura de homens que se lançaram aos perigos do mar, movidos pelo amor de alguma mulher, o que lhes nutria de paixão e coragem e os fazia voltar, assim como os pombos-correios, para suas amadas.

     "A mulata da terra do condor dominava uma fera perigosa." A última estrofe remete ao herói-bandido da história brasileira, o terrível, temido e destemido Lampião, o Rei do Cangaço do Sertão. Ao conhecer Maria-Bonita, o bruto foi laçado pelo feitiço atrativo do amor. "A mulata da terra do condor, dominava uma fera perigosa".

     "Mulher carinhosa faz o homem gemer sem sentir dor".  Além de todos os legados de todas as obras que homenageiam a mulher, fica consolidada a tese que confirma que a mulher é, realmente, tão importante e poderosa, que domina qualquer homem, por mais poderoso e bruto que ele seja...

     As ciências ainda afirmam que o homem é um ser social e que precisa de uma companhia, uma companheira para ser seu suporte. Como diz o compositor Zé-Geraldo: "com corpo coberto de chita, garrucha enfeitada com laço de fita, empurra seu homem pra frente e pro alto, Maria Bonita". E Belchior enfatiza: "virou super-star, a mulher ideal, mais que mãe, mais que a outra. Puta-amiga!"

Luis Borsan











7 comentários

  1. Quem nao ama um sorisso feminino, desconhece a poesia de Cervantes.... Músicas brilhantes... Letras brilhantes... Mulheres brilhantes...

    ResponderExcluir
  2. Depois do texto, só resto deleitar no fervor de ser mulher.
    Parabéns meu amigo Luis.

    ResponderExcluir
  3. Não existe essa passagem Bíblica de Deus ter criado o Homem e ter dito "muito bom" textos devem ser feitos em linguagem impessoal e as palavras de baixo calão quando utilizadas, de acordo a norma culta perde valor o torna inócuo, sem sentido de ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, O DIA PRIMEIRO. Gênesis 1:5.
      E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, O DIA SEGUNDO. Gênesis 1:8.
      E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que ERA BOM. Gênesis 1:10.
      E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que ERA BOM. Gênesis 1:12. E foi a tarde e a manhã, O DIA TERCEIRO. Gênesis 1:13.
      E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que ERA BOM. E foi a tarde e a manhã, O DIA QUARTO. Gênesis 1:18,19.
      E foi a tarde e a manhã, O DIA QUINTO. Gênesis 1:23. E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que ERA BOM. Gênesis 1:25.
      E disse Deus: FAÇAMOS O HOMEM à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26.
      E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que ERA MUITO BOM; e foi a tarde e a manhã, O DIA SEXTO. Gênesis 1:31.

      Portanto, acompanhando a sequência dos marcadores em CAIXA ALTA, percebem-se a sucessão dos dias e dos fatos. Até o quinto dia, a expressão vista é “era bom”. Mas após o sexto dia, quando o homem foi criado, a expressão passou a ser “MUITO BOM”.

      Excluir
    2. Baixo calão já é uma redundância, pois as palavras de calão já são baixas. Mas no texto não há palavra de calão. Há uma locução adjetivada no superlativo, e que faz uso da variedade linguística popular, que é um ramo de estudo da gramática.

      Excluir