BITENCOURT TEM MEDO!


"sendo lembrado, pelo guia, que deveria falar pausadamente, abrindo os braços, ele disse: "Mim, meee-diiii-cuuuu....."

O Guia turístico ecológico havia levado o grupo a uma aldeia indígena isolada e primitiva. E antes de todos se aproximarem dos índios, ensinou o guia, teriam que fazer uma comissão de no máximo três turistas para conversar com o cacique, passar por uma espécie de entrevista para, assim, todos serem liberados para a visita propriemente dita.

O Guia escolheu três dos mais comunicativos, intelectuais e sábios. Assim o trio foi formado por um médico, um botânico e um cômico. O guia explicou previamente que o trio seria sabatinado pelo líder indígena, que esse índio já havia tido alguns poucos contatos com homens brancos, e que entendia um pouco de português, mas que teriam que falar de forma bem pausada, como se estivessem separando as sílabas das palavras.


O Guia, como interprete, apresentou as partes e logo interpretou para os três tirustas que o índios queria saber com que cada um trabalhava: "O que Homem branco fazer na cidade de homem branco?". O médico se dispôs a responder, sendo lembrado pelo guia, que deveria falar pausadamente, e abrindo os braços, ele disse: "Mim, meee-diiii-cuuuu". O índio arregalou os olhos e deu um passo para trás. Já havia ouvido falar das estranhas profissões dos homens branco, mas não entendeu, patavinas, o porquê dessa necessidade do homem branco de se medir tudo!



O índio, agora, mirou o botânico e disparou: "E outro homem branco, o que fazer na terra de homem branco?" O Estudioso das plantas, pausadamente, disse: "Mim, boo-taa-nii-cuuu". O índio reagiu botando as duas mãos para trás. Não entendia, também, a mania do homem branco em botar o dedo onde não foi chamado.



Por último o indígena dirigiu-se ao terceiro homem, o cômico, e se afastando ainda mais perguntou: "O que esse homem branco fazer na terra de homem branco?" No que o já avisado cômico disse pausadamente: "Mim, cooo-miiii..."
Não chegou, porém, a citar a última sílaba.
Para se proteger, o índio saiu correndo!


2 comentários

  1. Kkkkkkkkkk.... malandro...
    Índio sabido...em sua fuga ligeira...kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkk A comunicação é o segredo do sucesso ou fracasso em uma negociação.

    ResponderExcluir