PERDÃO


Na química, quando se quer criar uma molécula, adicionam-se átomos.
E esse é o prícípio básico da formação da matéria.
A molécula, porém, tem um limite de capacidade.
E quando se adicionam muitos átomos, ela colapsa, destrói-se.
Nessa crescente, a nomenclatura expõe o hipoclorito, o cloreto, o clorato e o perclorato.
Ou seja, se essa molécula está no limite de sua grandeza, ganha o prefixo "per" e passa a se chamar de perclorato.
E da mesma forma, tem-se o permaganato, peróxido, entre outros.


Na Etimologia, ramo da Linguística, que estuda a origem, a evolução e o significado das palavras, quando se quer engrandecer o grau do significado de uma palavra, usam-se derivações compostas, inlcusive, por prefixos, a exemplo do "per", que acrescenta sentido de atravesar, do início ao fim, totalidade.
Por exemplo: a palavra feita, muda para perfeita; seguir passa a ser perseguir; "manecer" do Latin "manere" (ficar), tranforma-se em permanecer; perfazer. 


Na Bíblia, (Mateus 19: 16, 21, 22) E eis que, aproximando-se de Jesus um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser PERfeito, vai, vende tudo o que tens e DOA aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.


Portanto, sempre que se quer potencializar alguma coisa, recorre-se o "per", que significa o nível máximo. O Amor é o sentimento maior. E por amor pode-se doar.
Então, para se amar ao nível máximo, deve-se PERDOAR.


LuisBorsan


3 comentários

  1. Perdoar... é uma palavra forte para quem pede mais difícil para quem ter quer perdoa...imagine você perdoa uma pessoa que a vida toda foi invejosa...só fazendo o perdão para perdoa.

    ResponderExcluir